Nesse post vamos entender qual é a melhor forma de aproveitarmos os possíveis benefícios do cogumelo Reishi, o tão famoso cogumelo da imortalidade.
Temos um post exclusivo aqui no Portal sobre o que é o cogumelo reishi, então se você quiser saber mais detalhes sobre esse cogumelo basta clicar AQUI.
Mas em resumo, o cogumelo reishi, conhecido como Lingzhi para os chineses, se trata de corpos de frutificação dos fungos do gênero Ganoderma.
Eles são cogumelos usados a mais de 2000 anos na medicina tradicional chinesa sendo considerado o Rei das Ervas para a farmacopéia chinesa.
Isso justamente por conta das diversas possíveis aplicações benéficas a nossa saúde dos compostos ativos dele, como vocês podem ver na imagem abaixo retirada do artigo de Ahmad et al. (2021).
E por conta de todo esse potencial desse cogumelo, vamos entender qual a melhor forma de aproveitar esses possíveis benefícios a nosso favor.
Primeiramente, é preciso ter em mente que o cogumelo reishi é extremamente duro. Não é a toa que ele também é chamado as vezes de orelha de pau. Pois ele realmente é muito rígido, chegando a lembrar madeira.
O reishi tem MUITA quitina na sua parede celular, por isso ele é tão duro. A quitina, pra quem não sabe é o mesmo material que tem na casca da lagosta. Todos os cogumelos tem quitina, mas o reishi, em particular, tem muita.
E o nosso corpo não consegue digerir a quantidade de quitina que tem aqui nesse cogumelo, isso significa que se a gente consumir ele puro, o reishi vai entrar e sair praticamente do mesmo jeito; ou seja, não vamos aproveitar nada do que ele tem para nos oferecer.
Então como consumir ele de maneira que possamos aproveitar os compostos bioativos?
O uso tradicional desse cogumelo, é através do chá. É assim que ele é usado milenarmente na China. Através da decocção desse cogumelo na água, a gente consegue retirar grande parte dos compostos medicinais aqui existentes e assim podemos aproveitar melhor os seus benefícios. Dessa maneira, estaremos fazendo uma extração em água. Uma receita de chá de reishi se encontra no final do post!
Mas existe uma forma melhor ainda do que o chá: O EXTRATO DUPLO!
E o que é o extrato duplo?
É basicamente a mesma coisa que o chá, mas em vez da extração ser apenas em água, ela é feita em água e álcool de cereais. Dessa forma, a água consegue pegar os compostos POLARES e o álcool pega os compostos APOLARES, deixando o líquido final com mais compostos medicinais do que teríamos se tivéssemos feitos apenas um chá.
O extrato duplo ela pode conter cerca de 25 a 70% de álcool na sua constituição, dependendo da sua formulação. A nossa aqui do portal do cogumelo tem entre 30 - 40%.
Então é exatamente essa a melhor forma de utilizar o cogumelo reishi: através de uma extração hidroalcólica, pois dessa forma, vamos estar pegando uma maior gama de compostos e vamos estar aproveitando melhor desse cogumelo magnífico que a natureza deu para nós.
E não se esqueça de que se você está em busca de um extrato duplo de reishi de QUALIDADE, você consegue encontrar aqui no Portal do Cogumelo!
QUERO MEU EXTRATO!
RECEITA CHÁ DE REISHI
Preparação do Reishi: Se estiver usando fatias de Reishi seco, quebre-as em pedaços menores para aumentar a área de superfície e liberar mais compostos ativos durante a infusão. Se estiver usando Reishi em pó, não é necessário nenhum preparo adicional.
Aqueça a Água: Em uma panela, leve a água para ferver.
Adicione o Reishi: Adicione as fatias de Reishi ou o pó à água fervente.
Cozinhe em Fogo Baixo: Reduza o fogo e deixe o Reishi cozinhar em fogo baixo por pelo menos 1 hora. Quanto mais tempo você cozinhar, mais forte será o chá. Algumas pessoas cozinham o Reishi por até 2 horas para obter um chá mais potente.
Coe: Após o cozimento, coe o chá para remover os pedaços de Reishi. Se estiver usando Reishi em pó, pode não ser necessário coar, mas o chá pode ter uma textura mais espessa.
Sirva: Sirva o chá quente. Você pode adicionar um pouco de mel, limão ou gengibre para melhorar o sabor, já que o Reishi tem um gosto naturalmente amargo.
O Portal do Cogumelo oferece uma seleção de cogumelos funcionais de alta qualidade, como Juba de Leão, Reishi, Cordyceps, Chaga e Cauda de Peru.