Ergotioneína: O Antioxidante Inteligente dos Cogumelos

O que você vai aprender neste artigo

Os cogumelos são a principal fonte dietética de um antioxidante muito especial chamado ergotioneína. Este artigo explica o que é a ergotioneína, por que ela é considerada um "antioxidante inteligente" e como nosso corpo a utiliza.

 

 

 

O que é a Ergotioneína?

A ergotioneína (ou ergo) é um aminoácido com potente atividade antioxidante. O interessante é que o corpo humano não consegue produzi-la, então precisamos obtê-la exclusivamente através da dieta.

 

E a principal fonte de ergotioneína na natureza são os fungos. Cogumelos como Shiitake, Maitake, Juba de Leão e, especialmente, o Champignon, são ricos neste composto.

 

 

 

O Antioxidante Inteligente

A ergotioneína é chamada de "antioxidante inteligente" por uma razão fascinante: o corpo humano possui um transportador específico para ela, chamado ETT (Ergothioneine Transporter) ou OCTN1.

 

Isso significa que, quando ingerimos ergotioneína, nosso corpo a reconhece, a absorve ativamente e a transporta para os tecidos que mais precisam de proteção contra o estresse oxidativo, como:

 

  • Medula óssea
  • Fígado
  • Rins
  • Olhos
  • Células vermelhas do sangue

 

Nenhum outro antioxidante dietético conhecido possui um transportador tão específico. Isso sugere que a ergotioneína desempenha um papel fisiológico importante, que a evolução se preocupou em preservar.

 

Característica

Descrição

Produção

Não produzida pelo corpo humano

Fonte

Principalmente cogumelos

Transportador

ETT/OCTN1, específico para a ergotioneína

Distribuição

Acumula-se em tecidos com alto estresse oxidativo

 

 

O que a ciência investiga?

As pesquisas sobre a ergotioneína se concentram em seu papel como um "antioxidante vitamínico" ou "vitamina da longevidade".

 

Neuroproteção

Como a ergotioneína consegue atravessar a barreira hematoencefálica e se acumular no cérebro, os cientistas investigam seu potencial para proteger os neurônios do estresse oxidativo, um fator associado ao envelhecimento cerebral.

 

Saúde Celular

Estudos exploram como a ergotioneína protege o DNA mitocondrial (as "usinas de energia" de nossas células) dos danos causados por radicais livres.

 

Deficiência de Ergotioneína

Alguns pesquisadores, como o Dr. Bruce Ames, propõem que a deficiência de ergotioneína na dieta moderna pode ser um fator de risco para doenças associadas ao envelhecimento, e que ela deveria ser classificada como uma vitamina.

 

 

 

Resumo

  • Ergotioneína: Um antioxidante que não produzimos e obtemos principalmente de cogumelos.
  • Transportador Específico: O corpo a reconhece e a transporta para onde é mais necessária.
  • "Antioxidante Inteligente": Acumula-se em tecidos com alto estresse oxidativo.
  • Pesquisa: Foco em neuroproteção e saúde celular, com alguns cientistas propondo que seja classificada como uma vitamina.

 

 

 

Referências

 

 

Este conteúdo é exclusivamente informativo e educacional. Não substitui orientação médica ou nutricional. Em caso de dúvidas sobre sua alimentação, consulte um profissional de saúde

Sobre a loja

O Portal do Cogumelo oferece uma seleção de cogumelos alimentícios de alta qualidade, como Juba de Leão, Reishi, Cordyceps, Chaga e Cauda de Peru.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

AGROFUNGI LTDA - CNPJ: 41.081.055/0001-50 © Todos os direitos reservados. 2026